Pesquisar este blog

domingo, 7 de agosto de 2011

Curupira , Caipora ou Pai-da-mata.



curupira, caipora ou pai-do-mato

Personagem fantástico do folclore brasileiro. É representado por um anão de cabelos vermelhos e dentes verdes. Outras versões contam que seu pelo é verde.
                       É o protetor da flora e fauna, rei de todos os animais e costuma punir o lenhador que agrida a natureza sem necessidade ou o caçador que mata por prazer. Tem os pés voltados para trás que dizem ser um recurso natural que usa para despistar os
caçadores, colocando-os sempre a seguir rastros falsos. É muito poderoso e forte.

Costuma enganar os caçadores e viajantes fazendo-os perder completamente o rumo certo, assobiando em seus ouvidos ou dando sinais falsos.

Em algumas regiões dizem que ele anda pela floresta montado em um porco espinho. É também chamado de Pai-do-Mato e Caipora.

Alguns dizem que encontrar o Caipora traz grande azar. Era conhecido pelos índios e jesuítas como Caiçara e protetor da caça
e dos caminhos. No ano de 1550, o Padre Anchieta dizia que o Caiçara maltratava com chicotadas os índios que se perdiam na mata.

Em alguns casos chegava mesmo a matá-los. Os índios, para lhe agradar, deixavam para ele, nas clareiras, penas de pássaros, esteiras, cobertores e redes. Muitos acreditam que o Curupira é um espírito do mau.

É um mito comum em toda América Latina. Algumas tribos guaranis acreditam que ele é um monstro que come carne humana.

De acordo com a crença, quem vai entrar na mata, tem que se prevenir levando fumo de rolo para agradá-lo.

*  dentre os índios já era conhecido desde a época do descobrimento.
e origem desconhecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário